top of page
Comidas Típicas Brasileiras​

   A culinária brasileira é resultado de uma combinação de tradições e heranças culturais de diferentes povos, conhecida pelo seu delicioso e predominante tempero. Aqui estão presentes quatro comidas de um rol muito grande:

 

​

Imagem1.png

Feijoada

   A feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira, presente mais na região sudeste. A combinação de carne de porco com feijão preto ainda ganha acompanhamentos irresistíveis: couve, farofa, torresmo e arroz branco.

 

Baião de dois

   Arroz com feijão elevado a outro nível de brasilidade. Feito com feijão fradinho ou de corda, o prato nordestino leva arroz, carne-seca, queijo coalho e temperos. Combina muito bem com macaxeira, como é conhecida a mandioca por lá. Com uma manteiguinha de garrafa por cima. Esse prato está presente também no sudeste do país, e foi complementado com bacon e linguiça calabresa.

 

​

Galinhada com pequi

   Um clássico da culinária goiana, que combina todas as partes da galinha – marinadas no alho, cebola, óleo, o suco de limão e salsinha – com pequi, fruto nativo do Cerrado com sabor peculiar. Ainda entram arroz, tomate, pimenta e outros ingredientes!

 

Mojica de pintado

   Clássico do Pantanal, preparado com peixe pintado, que não tem espinhos, e mandioca. O nome “mojica” tem origem indígena e significa “o que vem do rio com mandioca”. O prato pode vir acompanhado de arroz e pirão.

Anchor 1

   Quando procuramos saber sobre um país e seus hábitos, encontramos as respostas destes na cultura do mesmo e em cada país a expressividade da mesma muitas vezes é encontrada através da arte popular, um meio que o povo encontrou para registrar artisticamente sobre seu cotidiano e seus costumes. 

   Localizado na capital do Rio de Janeiro, o Museu da Casa do Pontal agrega o maior acervo e quantidade e qualidade de arte popular brasileira, tendo obras de diversos artistas importantíssimos como Mestre Vitalino, Dona Isabel, Galindo, Antônio de Oliveira, Noemisa, Ulisses Pereira, Adalton Lopes e muitos outros que trabalham utilizando principalmente materiais como o barro e a madeira. 

   O surgimento da arte popular se dá no momento que a industrialização do Brasil comprometeu a produção de artesãos que produziam objetos utilitários como panelas, tigelas, pratos e mais através da cerâmica, tendo a necessidade de se reinventarem, eles começaram a fazer peças decorativas que registrassem pedaços de seu cotidiano como os trabalhadores dos seus arredores, brincadeiras, o ciclo da vida, suas crenças, tradições, alimentação e etc, por conta disso a Arte Popular se torna extremamente importante para a identidade brasileira e via de poder compreender a pluralidade cultura do país!

   Por conta disso, gostaríamos de propor algumas reflexões usando alguns artistas populares e informações sobre nossa cultura, mas também fazer com que você compare com as questões de sua cultura!

Infância e suas brincadeiras (por Victoria Lam)

​

Quando pensamos na infância, lembramos de muitos dos brinquedos e brincadeiras que ocuparam nesta etapa de nossas vidas, mas para muitos dos artistas populares, esses brinquedos só foram possíveis porque ao acompanhar suas mães para a venda das panelas e pratos que faziam, eles criava brinquedos a partir da argila para se distraírem conforme o dia. Esse é o caso de Vitalino que fazia seus boizinhos e Dona Isabel que fazia suas bonecas, que depois se tornaram formas características de suas produções artísticas quando adultos.

 

Na sua infância, como eram os brinquedos? E você lembra de ter feito algum brinquedo?

​

Mas não só de brinquedos que vivem as crianças, porque muitas crianças se divertiam com brincadeiras, como ioiô, pula carniça, gangorra, bambolê, corda e muito mais como essas obras de madeira de Antônio de Oliveira. Você conhece algumas dessas brincadeiras e já brincou delas? Quais eram as brincadeiras da sua infância?

WhatsApp Image 2020-12-10 at 14.46.16.jp
WhatsApp Image 2020-12-10 at 14.46.16 (1

A infância é um momento precioso em nossas vidas, sendo destinada a estudarmos e brincarmos pra conhecer o mundo da melhor maneira possível, mas será que apenas a infância é o momento de brincarmos? Quando foi a última vez que você se conectou com seu eu criança e como foi? Por isso sugerimos de você escolher uma brincadeira de sua infância e relembrar esses tempos ♡

 

Conta pra gente no Instagram @integrasaojudas!

Anchor 2
Religião (por Patrick Enjy Nascimento dos Santos e Carla Carolina Costa de Sá)

  Toda e qualquer cultura ou civilização desenvolveu um sistema religioso ou, antes, desenvolveu-se junto a esse sistema. Entre as principais religiões do mundo, encontram-se aquelas com mais complexidade de organização e maior envergadura teológica.

   O Brasil, em virtude da colonização portuguesa, é predominantemente cristão católico. Entretanto, o número de cristãos protestantes vem crescendo bastante no país. Além disso, há outras variantes religiosas, como o Espiritismo, a Umbanda (que nasceu do sincretismo entre o catolicismo popular e o Candomblé) e o próprio Candomblé, herdado da África.

As religiões se configuram como conjunto de sistemas culturais e crenças.

 

​

WhatsApp Image 2020-12-10 at 14.47.36.jp

Aqui no Brasil temos diversas religiões. Em algumas partes do país as relações entre elas são relativamente saudáveis e respeitosas, porém isso depende do indivíduo e sua forma de pensar, pois existem sim conflitos e preconceitos religiosos. O país adotou uma medida de um Estado laico que garante a liberdade religiosa aos cidadãos e separa a igreja e o estado de suas decisões políticas. 

 

Uma das questões comuns entre todas as religiões é que elas proporcionam momentos de celebração, como o casamento e isso é representado pela obra Cazamenti da artista popular Noemisa do Vale do Jequitinhonha.

 

 

 

Como é a religião em seu país, ela é diversa como o Brasil? E para você, quais são as crenças que são importantes? Para registrar isso, que tal reunir imagens, escritos, objetos, desenhos das coisas que representam sua crença e o que te traz forças? 

 

Se puder, tire uma foto disso e nos marque no Instagram @integrasaojudas !

Festividades e música (por Carine Rodrigues)

   O Brasil é um país multicultural bastante famoso no exterior por suas festividades e alegria. Dividido em 5 regiões características, o país divide costumes e culturas diversas em cada uma das regiões. 

   As festas brasileiras deram origem a esculturas e modelagens originais, que celebram o encanto e o apego da população pela música, pela dança, pelo encontro e pela visualidade alegre. Interpretadas em barro ou madeira, as obras focalizam tanto as festas tradicionais como o bumba-meu-boi, carnaval, maracatus, pastoris, folia de reis etc. como as reuniões de pessoas com o propósito de celebrar algo ou alguém, os casamentos, as procissões e datas religiosas, os fatos históricos ou mesmo eventos da vida íntima, shows e exibição de habilidades.

   Por se tratar de um país originalmente indígena, as festas e feriados cultuam diversas imagens de significados diversos, que trazem consigo uma carga histórica imensa

   O Bumba Meu Boi, festa tradicional das regiões Norte e Nordeste surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios. O bumba meu boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. Tão grande é seu significado e importância, que a festividade é comemorada já em quase todos os estados do Brasil.

Anchor 3

O bumba meu boi é resultado da união de elementos das culturas europeia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas. A dança misturada com teatro incorpora elementos da tradição espanhola e da portuguesa, com encenações de peças religiosas nascidas na luta da Igreja contra o paganismo. O costume da dança do bumba meu boi foi intensificado pelos jesuítas, que através das danças e pequenas representações, desejavam evangelizar os negros, indígenas e os próprios aventureiros portugueses.

 

Outro exemplo de evento muito conhecido mundialmente é o carnaval, que ocorre todos os anos no Brasil todo e já se tornou evento característico do país. Antigamente era marcado principalmente pelo ritmo do samba de gafieira e desfiles de escolas de samba, mas hoje em dia já é um evento nacional adaptado para todos os gostos, com os mais diversos tipos de músicas, fantasias e significados.

WhatsApp Image 2020-12-10 at 15.11.35.jp

Obra “Boi de Bumba”, por João Câncio

WhatsApp Image 2020-12-10 at 15.11.36.jp

Obra “Carnaval de Belmiro Braga”, por Antônio de Oliveira

Obra “Desfiles de Escolas de Samba”, por Adalton

   Em ambas obras, podemos perceber características marcantes visualmente como a utilização de cores e roupas extravagantes e chamativas. O Carnaval realiza todos os anos desfiles de escolas de samba, com cerca de uma hora inteira para apresentação de todas as alegorias e simbolismos nas fantasias e músicas.

 

   Já as festas juninas são realizadas em honra a São Pedro, santo dos viúvos, Santo Antônio casamenteiro e São João, protetor dos casados, caracterizam-se como festas nas quais os aspectos profanos e sagrados apresentam-se absolutamente interligados. Integrantes do ciclo das festividades mais populares do cristianismo, as festas juninas que até poucos anos constituíam as festas católicas mais concorridas em todo o país vêm progressivamente se laicizando. Os rituais da festa, entretanto, permanecem ligados à exaltação do fogo, as danças em volta da fogueira, brincadeiras com balões coloridos, e a famosa "quadrilha". Ocorre ainda a encenação de um casamento forçado, cujo enredo inclui uma tentativa de fuga por parte do noivo e a sua perseguição pelos familiares da noiva, que o alcançam e obrigam a concretização da cerimônia. As festas juninas são hoje uma das principais festas populares a se realizar no interior nordestino, atraindo nos meses de junho e julho milhares de turistas de todo o país e contribuindo para a divulgação de gêneros musicais como o forró, a moda de viola e aquelas nas quais a sanfona é o principal instrumento.

Quando falamos sobre o setor da música, o estilo mais ouvido foi em disparada o sertanejo universitário, seguido pelo pop, funk, entre outros. O Brasil tem ganhado notoriedade internacional nos últimos anos com suas músicas e artistas diversos, mudando o cenário que se tinha sobre só sermos “o país do samba”.

Dito isso, temos que o povo brasileiro é um país acolhedor de culturas diversas, que atrai todos os anos novos visitantes que se encantam por nossas festividades e alegria. Alguns portais de notícia inclusive dizem que os brasileiros são realmente os mais festivos do planeta.

Mas como são as festas em sua cultura, elas têm origem religiosa ou não, são diferentes em diferentes locais do país, tem roupas especiais para serem celebradas? Qual a sua comemoração favorita e já conhecia alguma das brasileiras apresentadas?

 

Para compartilhar conosco um pouquinho de sua cultura, que tal nos mandar uma foto ou vídeo que mostre uma festividade que adore comemorar no nosso instagram @integrasaojudas !

bottom of page